HENRIQUE MONTEIRO (MACARRÃO) Sua experiência nos EUA

E o trabalho está só começando… O professor Henrique Monteiro (macarrão) já está se destacando em campeonatos de MMA, Lutas casadas e seus alunos trazendo medalhas, um orgulho para esse professor…


Mais uma história a saber da trajetória do professor Henrique, em 2023 professor Macarrão nos deixou com saudades, e foi morar em terras estrangeiras e levou um pouco do nosso conhecimento marcial o Jiu-Jitsu Brasileiro, para esse país.

Um lugar onde a oportunidade se encontra com a força de vontade de muitos que aproveitam a chance de ter uma condição melhor de vida. – sonho de muitos.

Atualmente, professor Henrique Monteiro está dando aulas na academia Rudy Bears Brazilian Jiu-Jitsu, mais conhecida como Caveman Crew, de propriedade do Sr. Rudy Bears, um local grande para treinos, como de costume nos CTs americanos.

Mas vamos deixar os detalhes para depois e vamos as perguntas…. Osss

ENTREVISTA – SOBRE SUA EXPERIÊNCIA NOS EUA: 


ANDRÉ VIANNA – JIUJITSUBJJ.com
MOTIVAÇÃO DA VIAGEM O que te motivou a viajar para os Estados Unidos para treinar jiu-jitsu?

HENRIQUE (MACARRÃO)
A muito tempo eu tinha esse desejo, e tive oportunidades também, mas priorizei a minha vida pessoal, e logo vi que o profissional e pessoal andam juntos, meus alunos e amigos sempre disseram que eu teria uma vida melhor aqui nos USA, treinando e trabalhando com BJJ.

Após a pandemia minha vida profissional mudou muito, para pior, e com ela minha vida pessoal, então eu queria consertar as duas, quando a oportunidade apareceu novamente eu não a deixei passar, e vi também a oportunidade de dar uma educação e melhor condição de vida para minha família.


ANDRÉ VIANNA – JIUJITSUBJJ.com
ACADEMIA , TREINOS E AULAS Em qual academia você treinou ou está treinando? Como foi a experiência de treinar com lutadores de outro país e seus alunos o que estão achando dessa experiência em treinar com você?

HENRIQUE (MACARRÃO)
Hoje estou dando muito mais aulas do que treinando, é claro que quando tenho oportunidade e meu corpo me permite sempre faço uma forcinha com eles. Hoje treino e dou aula na Rudy Bears Brazilian Jiu-Jitsu, também chamada de Caveman Crew, em Westport MO, é uma academia de artes marciais famosa e tradicional da região bastante voltada pro MMA, assim como 95% delas.

Muitos dos alunos já chegam na academia oriundos do Wrestling, que é muito forte aqui no meio oeste americano, e isso faz toda a diferença pois eles já vem com uma visão de conhecimento corporal muito grande e uma disciplina diferenciada.

Eles se sentem à vontade treinando comigo pois eu deixo eles livres para fazer certas escolhas, pois o BJJ é muito grande e isso às vezes é um pouco confuso para eles, porém eles gostam e estão se adaptando muito bem.


ANDRÉ VIANNA – JIUJITSUBJJ.com
DIFERANÇAS NO TREINOVocê notou alguma diferença no estilo de treino americano em comparação com o Brasileiro?

HENRIQUE (MACARRÃO)
Sim, eles são muito disciplinados, levam muito a sério tudo que fazem e depositam muita confiança no que está sendo falado e ensinado por você, ouvem e fazem tudo que você manda ao pé da letra, por um lado é muito bom, pois você pode fechar os olhos e saber que tudo foi feito como você pediu.

Mas por outro lado, limita muito, pois eles não têm a iniciativa ou não se permitem certas autonomias, então preciso muitas vezes lembrar que o BJJ se adapta a todos, e todos têm escolhas para diferenciar seu aprendizado para suas próprias condições físicas, temporais e mentais do momento.

Muitos deles treinam porque amam, procuram o esporte por necessidades psicológicas e físicas. Já no Brasil o esporte é procurado pela maioria para mudar sua condição de vida.


ANDRÉ VIANNA – JIUJITSUBJJ.com
DESAFIOSQuais foram os maiores desafios que você enfrentou durante a viagem?

HENRIQUE (MACARRÃO)
A saudade da minha família e depois as burocracias governamentais para legalizar minha permanência aqui, pois graças a DEUS, eu fui muito bem recebido aqui, todos me tratam como da família, sempre, olham pra mim e sentem orgulho de me ter como professor, mentor e amigo.

Meu amigo Rudy, o dono da academia, não me trata como mais um professor da sua academia, me trata como um irmão, recebeu a mim e minha pequena família na sua casa, e me deixa à vontade para trabalhar da minha maneira, apenas me orientando sobre manter certos estilos que são do seu próprio método de ensino.



ANDRÉ VIANNA – JIUJITSUBJJ.com
APRENDIZADOS – Quais foram os principais aprendizados que você tirou dessa experiência?

HENRIQUE (MACARRÃO)
Eu tive muitos, mas se eu for citar todos seria muita coisa pra falar. O maior deles foi sobre profissionalismo, que tempo é dinheiro, que você precisa se valorizar e trabalhar com esporte é sua profissão, não se esquecer que isso leva comida pra sua casa, paga suas contas e que se trabalha para viver e não pra sobreviver.

Se você é bom no que faz, você precisa ser valorizado por isso. E você mesmo e seus amigos tem que ser os primeiros a fazer isso.


ANDRÉ VIANNA – JIUJITSUBJJ.com
SOBRE O JIU-JITSU  Trajetória no esporte: Como você começou a praticar jiu-jitsu? Quais foram seus principais resultados até hoje?

HENRIQUE (MACARRÃO)
Comecei a treinar BJJ na academia PREV do Grande Mestre João Rezende, eu fui a academia incentivando pelo meu pai, para ter mais disciplina e autoconfiança, eu era muito brigão e frequentemente tomava uns tapas na rua, pois eu era bem magrinho e fraco.

Cheguei na academia com um quimono emprestado pelo meu amigo Rodrigo e acompanhado por outro amigo, Adriano (Xiba), que não quis treinar e anos depois se tornou meu aluno e hoje é um dos meus mais ativos faixas preta.

Eu conquistei muitos títulos, brasileiros, internacionais, no BJJ, judô e MMA mas meus maiores e principais resultados são meus 27 faixas pretas formados e as vidas de muitas pessoas que eu ajudei a mudar para melhor, inclusive a minha e da minha família, acreditando nos meus sonhos e através do meu trabalho com o esporte que amo tanto.



ANDRÉ VIANNA – JIUJITSUBJJ.com
ESTILO DE LUTAQual é o seu estilo de luta? Quais são seus golpes favoritos?

HENRIQUE (MACARRÃO)
Eu sempre tive muita flexibilidade e malandragem e aprendi a usar isso a meu favor, através da paciência e me fingindo de morto, faço meu oponente errar pra que eu não tenha que me desgastar muito, dou os botes certos na melhor hora. Minha técnica favorita, são as raspagens de gancho e pegadas de costas.


Siga a JIUJITSUBJJ no Facebook, no Twitter(X) e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também a JIUJITSUBJJ através do Google Notícias


ANDRÉ VIANNA – JIUJITSUBJJ.com
IMPORTÂNCIA DO JIU-JITSUQual é a importância do jiu-jitsu na sua vida?

HENRIQUE (MACARRÃO)
Desde que me entendo por gente eu treino BJJ, comecei a treinar com 8 anos de idade, e nunca parei, então praticamente hj prestes a completar 48 anos de idade e 40 de BJJ não vejo minha vida de outra forma.



ANDRÉ VIANNA – JIUJITSUBJJ.com
FUTURO NO ESPORTEQuais são seus planos para o futuro no jiu-jitsu?

HENRIQUE (MACARRÃO)
Meus planos são, me fixar aqui na América, ajudar a academia a crescer mais e por os alunos prontos para grandes eventos nacionais e internacionais, não tenho planos de abrir minha academia porque em primeiro lugar já tive essa experiência e não foi muito boa pois sou péssimo homem de negócios.

É mais fácil usar o kimono e aqui na academia meu amigo Rudy Bears me passa toda segurança para fazer meu trabalho e crescer.


ANDRÉ VIANNA – JIUJITSUBJJ.com
IMPACTO CULTURALComo foi a experiência de viver em outro país? Você teve algum choque cultural?

HENRIQUE (MACARRÃO)
Ainda estou descobrindo as coisas eu me adaptei muito bem o maior choque foi com a minha família, pois meu filho chegou aqui com 6 anos foi para uma escola que ninguém falava português, eles têm uma grande força de vontade para ajudar.

Fizeram de tudo pra que meu filho se adaptasse, contratando professores especializados e intérpretes para que tivesse melhor entendimento até ele conseguir caminhar com suas próprias pernas e conseguiu, então sou muito grato a escola e a todos que se dispuseram a ajudar nessa transição.


ANDRÉ VIANNA – JIUJITSUBJJ.com
RECOMENDAÇÕES: Você recomendaria a outros lutadores de jiu-jitsu fazerem uma experiência similar?

HENRIQUE (MACARRÃO)
Sim, tendo condições de se manter é algo que ajuda muito a se auto conhecer, é uma experiência diferenciada.



ANDRÉ VIANNA – JIUJITSUBJJ.com
PLANOS FUTUROS: Você pretende morar nos Estados Unidos?

HENRIQUE (MACARRÃO)
Sim, hoje todos os meus documentos estão prontos, meu visto de trabalho, seguro social e carteira de habilitação.

Tive uma grande ajuda das pessoas, principalmente do Rudy que realmente me mostrou que me queria aqui, pois se dedicou muito e com muito carinho e respeito por mim e pela minha família, investiu tempo, dinheiro e recorreu a várias pessoas que ajudaram no meu processo de permanência aqui.


ANDRÉ VIANNA – JIUJITSUBJJ.com
COMPETIÇÕES:
Você participou de alguma competição nos Estados Unidos? Se sim, como foi a experiência?

HENRIQUE (MACARRÃO)
Apenas como coach e árbitro, de vários eventos, lutas casadas de BJJ, No Gi e MMA, e foi uma experiência diferenciada pois como expliquei aqui tudo é levado muito a sério, até pelas crianças, os pais e torcida são calorosos, entusiasmados mas comedidos e respeitosos na maioria das vezes.


Leia mais….
Jiu-Jitsu Seguro: Dicas para Evitar Lesões Graves!…
Mestre de jiu-jitsu Francisco Mansor condecorado na ACADEPOL-RJ…
FERJJI, 40 anos construindo um Jiu-Jitsu sempre levado a sério…
Professor de jiu-jitsu é preso por agredir e torturar ex-esposa…
15 Frases do Mestre Oswaldo Fadda…


ANDRÉ VIANNA – JIUJITSUBJJ.com
PROFESSORES: Você teve a oportunidade de treinar com algum professor famoso de jiu-jitsu nos EUA?

HENRIQUE (MACARRÃO)
Sim, com alguns, não vou citar nomes mas todos foram bastante receptivos e muito profissionais, trocamos muitas informações, ajuda mútua em vários sentidos, e muitas experiências compartilhadas.


ANDRÉ VIANNA – JIUJITSUBJJ.com
CUSTOS: Quais foram os principais custos da viagem?

HENRIQUE (MACARRÃO)
Os principais foram com a vinda da minha família e com os nossos processos de vistos de permanência, aqui os processos são muito caros, principalmente quando você precisa de advogados.

No meu processo eu tive ajuda de uma grande amiga, que não me cobrou nada para fazer os ajustes necessários dos processos, mas mesmo assim os processos foram bastante custosos.

ANDRÉ VIANNA – JIUJITSUBJJ.com
VISTO: Como você conseguiu o visto para os Estados Unidos?

HENRIQUE (MACARRÃO)
Tudo através de processos, tive que comprovar que eu tinha importância dentro do mundo do BJJ através de muitos documentos e provas enviadas ao departamento de imigração americano e além de todos os documentos essa importância foi comprovada também pelo artigo publicado por essa revista que agora me dá mais essa oportunidade de falar sobre mim.

Com isso tenho a oportunidade de agradecer pela ajuda mostrando que vocês tem um grande alcance e relevância nacional e internacionalmente, e que com essa importância eu poderia me manter aqui sem custear o governo e perturbar a ordem e ainda mudar a vida dos americanos para melhor assim como eu fiz no Brasil por muitas vezes.


ANDRÉ VIANNA – JIUJITSUBJJ.com
SAUDADES: Você sentiu saudades do Brasil durante a viagem?

HENRIQUE (MACARRÃO)
O Brasil é o melhor país para se viver, senti e sinto muita falta de todos, principalmente dos meus amigos daí, meus familiares, clima, comida, etc. mas em janeiro próximo pretendo ir ao meu Rio de Janeiro e matar um pouco dessa saudade e visitar a todos, antes de retornar pra minha nova vida aqui na América.

CONSIDERAÇÕES FINAIS… 
HENRIQUE (MACARRÃO)

Obrigado a todos pelo apoio aos amigos e minha família que tanto lutou para tudo isso acontecer, agradeço muito aos profissionais que estão aqui sempre ao meu lado, uma grande família que encontrei e fui aceito.

O jiu-jitsu me levou aqui e certamente me levará bem mais adiante, e para todos que queiram e estão com seus sonhos para uma mudança, saibam que nada vem fácil, porém com muito trabalho, dedicação e honestidade que podemos chegar aos objetivos e realizando os sonhos.

JiuJitsubjj – André Vianna 

Sobre JiuJitsuBJJ 95 Artigos
JIUJITSUBJJ - Notícias e informações da arte suave | contatojiujitsubjj@gmail.com

3 Comentário

  1. Esse cara merece isso e muito mais que isso,ele é um grande professor, homem e amigo,formador de caráter de alunos,tenho orgulho de ser formado em faixa preta por ele ,meu amigo e mestrão,eu creio e acredito que muitas coisas estão por vinr na vida de Henrique Monteiro (macarrão)isso é só a ponta do iceberg,ele merece muito,se dedicou a vida toda a isso,agora veio a colheita a ceára para honra e glória do senhor Jesus,vc merece mestrão Deus abençoe sempre,vc sua casa e sua família.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*