O Jiu-Jitsu como instrumento de inclusão social para pessoas com deficiência

O Jiu-Jitsu adaptado consegue dar sentido para a vida de vários atletas. Além disso, desempenha o papel de incluir a percepção de competência e identidade pessoal. Identidade está como atleta e não como deficiente. Além da melhora geral na aptidão física, o Jiu-Jitsu adaptado auxilia em um enorme ganho de autonomia e autoconfiança para a realização das atividades do dia a dia, além da melhora da autoestima. Isso faz com que, frequentemente, os atletas ultrapassem barreiras que normalmente não conseguiriam, pelo simples fato de não tentarem.

O Jiu-Jitsu adaptado fornece ao atleta certo “poder” e viabiliza acessos nunca alcançados. Mas é preciso dizer que para que tudo isso aconteça, é necessário que o atleta tenha professores que estejam dispostos a abraçar a causa, e que busquem se aprofundar sobre tal questão para tomar conhecimento da real situação e o tamanho do potencial que estes atletas trazem consigo.

Fica claro que o Jiu-Jitsu adaptado é uma grande ferramenta como fator de inclusão. Ele faz com que as barreiras sejam quebradas e que os atletas se sintam de alguma forma cidadãos com objetivos, e também por serem reconhecidos por seus desempenhos e capacidade de realizações.

*Professor André Seabra, diretor do Jiu-Jitsu adaptado e do Parajiujitsu da SJJSAF

Sobre JiuJitsuBJJ 95 Artigos
JIUJITSUBJJ - Notícias e informações da arte suave | contatojiujitsubjj@gmail.com

3 Comentário

  1. GOSTARIA DE PARABENIZAR O SITE PELA BELA DIVULGAÇÃO DA ARTE SUAVE NA ICLUSÃO SOCIAL PARA PESSOAS COM DEFICIENCIAS.
    PARABENS OSS

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*