O Professor faixa preta Valentyn Varenikov Sergeevich, enviou essa nota para nossa redação, relatando como está passando por esse período de guerra em Kiev.
Valentyn Varenikov Sergeevich é professor (faixa preta) da equipe BLAKZ BJJ e está sob a supervisão do brasileiro Jair Correa (faixa preta) 4º Grau, que vem Cirillo Azevedo e Geny Rebello (9º Grau, faixa vermelha) Teresópolis – Rio de Janeiro.
O trabalho é grande em Kiev e com outras unidades em Sumy e Voznesenk e com planos de expansão na Ucrânia, porém com esse conflito entre Rússia e Ucrânia nada está seguro para nossos irmãos de kimono.
🔔 A JIUJITSUBJJ agora está com o canal no WhatsApp. Clique aqui para participar e para receber as notícias sobre jiu-jitsu direto no seu celular!
A escola tem como objetivo o desenvolvimento e popularização do Jiu-Jitsu na Ucrânia, mais um exemplo como a arte suave atravessa as fronteiras.
Texto do professor de jiu jitsu Valentyn Varenikov em Kiev / Ucrânia.
(Nota na íntegra)
“Sobre os planos… agora eu na posso sair da Ucrânia… é proibido 🤷♂️ então até final da guerra vou ficar aqui em Ucrânia, vou fazer tudo que eu posso para ajudar ao meu país… ao mesmo tempo tentando sobreviver 😅
Depois da guerra vou tentar renovar o meu trabalho aqui em Ucrânia… se não dar pra fazer isso… vou ao outro país. Graças a Deus eu falo Engles, mais ou menos Português, um pouco de Alemão, Polonês… vou buscar meu lugar nesse mundo…
Mai isso tudo vai ser depois… espero que em breve 🤷♂️ mas só Deus sabe quando nós vamos ter Paz em Ucrânia…
Forte abraço
Valentyn (Caminhador)”
Redação:
Temos contatos de professores de jiu jitsu no mundo todo e estamos sempre conversando sobre acontecimentos na arte suave, mas com a guerra entre Rússia e Ucrânia, não poderíamos deixar de dar atenção e falar de nossos professores e praticantes da arte que estão na área de conflito.
A vida lá não está fácil. Independente dos fatos ou atos, somente queremos entender o que acontece com o nosso jiu jitsu no mundo e não seria diferente no meio de uma guerra como esta.
Todos perdemos com isso, muitos não sobreviverão. Até voltar aos treinos, não sabemos quando e quantos praticantes retornarão. O professor Valentyn tem seus alunos e amigos de treino e sabe que à frente nada é seguro para o jiu jitsu na Ucrânia, mas relata que quer sobreviver e continuar a passar seus conhecimentos do jiu jitsu brasileiro ao mundo.
André Vianna – Jiujitsubjj
Caso queira, doe qualquer valor para a JIUJITSUBJJ pelo PIX: (chave PIX 34.415.964/0001-12)
se acha nosso trabalho lhe agradou, doe qualquer quantia 🙂
…
Aqui em solidariedade ao Professor Faixa Preta Valentyn Varenikov Sergeevich, se envia os sentimentos de amor e fraternidade, para o novo horizonte da construção de um novo caminho. nesse modo um convite para que possamos fazer a nossa parte mudando nossos pensamentos e atitudes e vibrando com nossa fé mais profunda para que a espiritualidade maior possa interceder por todos nós e pelo futuro do Planeta.
Na Criticidade pensar que é neste contexto que se segue a reflexão de que não se pode esquecer que além da ambição e do poder, as guerras envolvem interesses econômicos, principalmente da indústria bélica, e Infelizmente as guerras fazem parte da história da humanidade, e na atualidade o mundo vivencia além dessa guerra Rússia Ucrânia ,dentre outros conflitos ante aos interesses Estadunidenses observados nos ataques ao Iraque desde o ontem para no presente, bem como outros conflitos armados na Síria, Afeganistão no Oriente Médio, Norte da África, Ásia e Europa.
Parabéns ao professor Valentyn em preservar seu país e sua arte.
Força guerreiro!!!