Quem falou que o natal é troca de presentes? no Peru, o natal deles, existe a troca de socos e chutes!!! saiba mais sobre esse grande evento nos andes.
Inusitada tradição peruana nos arredores de Cusco, o povoado se reúne para beber, comer e celebrar o fim de ano, sempre no dia 25/12, mas alguns relatam que a festa já começa uma semana antes.
Todos se juntam para acertar suas diferenças em lutas casadas. O nome do evento é TAKANAKUY, aqui a pancadaria corre solta com muita amizade e alegria e no final, um grande abraço…
A música e dança que costuma soar durante a festividade são as “Huaylias”. A prática tem suas origens no “Taki Unquy”, que foi uma resistência religiosa e cultural relacionada à invasão espanhola.
O propósito das lutas é para resolver conflitos com um indivíduo, amigo, membro da família ou para resolver conflitos territoriais que tenham surgido durante o ano.
O estilo de luta utilizado durante a celebração é relativamente similar às artes marciais, que implica em chutes, socos, e velocidade de seus movimentos no ataque e esquiva. A duração das lutas é de três minutos.
Os lutadores desafiam seus adversários por seu primeiro nome e sobrenome. Ele pode, não aceitar, ou enviar um representante no seu nome. Então vão ao centro do círculo e começa a luta.
A maioria das roupas são de couro ou calças jeans, uma máscara de lã bem colorida denominada “Uya Chullo”, que cobre todo o rosto, característica da área regional de Chumbivilcas. Os Uya Chullos podem levar animais dissecados na parte superior. Têm diferentes cores, desenhos e padrões.
Existem cinco categorias de ‘personagens’ tradicionais retratados durante a cerimônia, com funções diferentes, baseados em símbolos culturais andinos. Majeno, Quarawatanna, Negro, Langos e o Q’ara Gallo, este lutador não usa nenhum tipo diferente de roupas atribuído à cultura andina e ainda participa na procissão, mas não das cerimônias de luta.
Os homens que lutam têm que envolver suas mãos com uma bandagem, antes da luta, como proteção das mãos e diminuir o impacto dos socos.
Existem regras no evento. Mordidas não podem acontecer, bater quando cai no chão, puxar o cabelo não é permitido durante a luta. A vitória do participante é quando um deles caem no chão ou na decisão do juiz.
🔔 A JIUJITSUBJJ agora está com o canal no WhatsApp. Clique aqui para participar e para receber as notícias sobre jiu-jitsu direto no seu celular!
🔔 Siga a Jiujitsubjj no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade no YouTube. Leia também a JIUJITSUBJJ através do Google Notícias
Os juízes podem bater em quem invade a luta ou não aceitam o resultado. E sempre no final da luta, os adversários têm que se cumprimentar com as mãos ou um abraço.
A celebração principal é nos Andes peruanos na província de Chumbivilcas e durante a celebração cerca de 3000 pessoas reúnem-se para assistir às lutas. Há uma segunda celebração após o Natal no vilarejo de Llique, localizado na província de Cusco. É onde os melhores lutadores se reúnem, participam homens, mulheres e, inclusive, meninos e tudo acontece sem apoio de policiais ou outros tipos de problemas.
Apesar de historicamente o governo de Lima ter tentado erradicar o Takanakuy, a celebração expandiu para as periferias urbanas como as de Arequipa, Cusco e Lima. Pessoas não indígenas (descendentes) agora participam neste costume cultural, originalmente Inca. E esta celebração tem cruzado barreiras de classe social. Pessoas de classe média e classe média alta estão agora também participando da celebração. Recentemente, há várias tentativas de compreender o significado do Takanakuy.
E aí? Topa no final do ano chamar os amigos, inimigos, devedores para uma festa em sua casa e sair na porrada e depois um abraço e tudo resolvido? Acredito que essa é a ideia lá. Já viu se isso vem para o Brasil? da maneira que está no Brasil seria festão o ano todo, porque são muitas amizades e desavenças. 🙂 Oss…
Jiujitsubjj – André Vianna
Seja o primeiro a comentar